No último dia 08/02 o vereador Osvaldo Júnior promoveu uma reunião entre o Prefeito Carlos Chinchilla, a Secretária de Saúde Helena Inácio, a Delegada Regional do Conselho de Farmácia, Luana Marques e as farmacêuticas Edinai Soares e Nívea Maria para a possibilidade de instituir Programa de doação de medicamentos no Município.
O programa deve ser vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, a fim de suprir as carências de medicamentos fora da grade convencional, buscando economia e evitando perdas. A dispensação dos medicamentos deverá ser realizada somente em farmácias legalmente habilitadas e na forma da presente Lei.
Após Luana apresentar a ideia, a primeira Dama e o Prefeito acolheram bem o programa. “De acordo com as propostas apresentadas, a unidade seria adequada nas dependências do Fundo Social. A ideia é que os remédios sejam recebidos por meio de doação, e repassados à população”, disse Helena.
Por sua vez, o Prefeito ressaltou que como um profissional da saúde, reconhece a relevância de mais locais com dispensação de medicamentos na cidade, e se mostrou totalmente favorável a esse projeto. “Minha principal bandeira é a saúde e seguirei não medindo esforços por melhorias nessa e em outras áreas tão importantes para população”, completou.
Osvaldo ficou muito satisfeito em ter aproximado a Prefeitura e o Conselho de Farmácia, já que vem acompanhando as ações para melhoria da classe há mais de um ano. “Enviarei um anteprojeto através da Câmara Municipal para a construção das bases legais e a criação formal da farmácia solidária. O foco principal do programa é a distribuição gratuita de medicamentos disponíveis aos pacientes necessitados, agradeço ao Prefeito e à Helena por abraçarem essa causa”, encerrou.
ALINE MORAES – JORNALISTA PROFISSIONAL – MTB: 64688