Nesta última sexta-feira, 16/06, o vereador Osvaldo Júnior e o Coordenador da defesa Civil João Buosi participaram d o lançamento da Frente Parlamentar de Gestão de Riscos e Desastres na Assembléia Legislativa, em São Paulo.

O novo grupo suprapartidário tem como principal objetivo analisar e prevenir possíveis catástrofes naturais no Estado, além de ajudar as vítimas de desastres por meio de políticas públicas que serão discutidas no colegiado.

A catástrofe ocorrida no Litoral Norte de São Paulo, em fevereiro de 2023, foi grande parte do motivo para a criação da Frente. Considerada a maior chuva da história do país, com aproximadamente 680 milímetros de chuva em 24 horas, a tragédia ceifou dezenas de vidas e deixou muitos feridos e desabrigados.

Junto dos agentes de Segurança Pública presentes no evento, o deputado Dr. Elton -coordenador da Frente –  projetou as medidas que a Frente pode produzir e deixar como legado para o Estado de São Paulo. Entre elas estão as seguintes: a elaboração de políticas e leis específicas relacionadas à prevenção, mitigação, preparação e recuperação dos danos; investimentos em estruturas para adequação de estradas ao meio ambiente; coordenação de equipes de emergência e de comunicação; educação e conscientização pública; e sistemas de alerta precoces para populações de risco.

De acordo com João Buosi: “Diante do cenário climático atípico em que estamos vivendo, a frente parlamentar de prevenção a desastres se torna ainda mais importante, pudemos expor as necessidades municipais e ao mesmo tempo estreitar os laços com o governo do estado”, pontuou.

Osvaldo Júnior concluiu dizendo que a cidade de Santa Isabel precisa da ajuda do Governo do Estado para equipar nossa Defesa Civil, nos ajudar com ações preventivas. “Colocar nossa cidade em destaque nesse assunto é de suma importância, uma vez que temos cerca de 70 famílias em área de risco”.

ALINE MORAES – JORNALISTA PROFISSIONAL – MTB: 64688