O vereador Osvaldo Júnior foi mentalizado no ano de 2018, em um momento de total sinergia com a natureza, no Pico do Urubu, após seis meses de atuação como assessor político na Câmara de Mogi das Cruzes, enfrentando junto com a população mogiana os desafios e os problemas da vida real. “Sendo natural de Santa Isabel percebi o quanto eu poderia ajudar minha cidade natal entrando na vida pública e com a experiência que havia adquirido em Mogi”, contou Osvaldo.
A partir dali aquele jovem engenheiro de 24 anos começou a se preparar, estudando e se capacitando para se tornar um político diferenciado. “Busquei formação na área e iniciei com a aprovação no programa de Trainee do Vetor Brasil, instituição que aloca jovens talentos em posições de liderança pública para melhorar a gestão dos municípios e estados. Nesse programa eu passei por uma formação em administração pública, fiz amizades com pessoas de outras instituições e descobri a Politize. Me inscrevi e fui aprovado no processo seletivo para ser embaixador e líder Politize, lutando por democracia e educação política acessível para todas as pessoas”, disse.
E sua “graduação política” não parou por aí. Foi aprovado para estudar ciências políticas no RenovaBR, a primeira escola de política do Brasil. Então do final de 2018 até a sua primeira vitória nas eleições de 2020 foram no total 2 anos de preparação e experiência para poder representar a população de Santa Isabel. “Na minha campanha em 2020 apostei na mobilização popular através da internet, por ser uma campanha mais limpa e mais barata. Apostei em vídeos, com propostas e ideias para um futuro melhor. Carregando duas principais bandeiras que são a Educação e o Desenvolvimento Sustentável, mobilizei amigos e amigas, construí uma campanha com voluntários e fui buscando apoio daqueles que conheciam a minha história e conquistando novas pessoas cada vez que eu apresentava a minha proposta de trabalho”, lembrou saudoso.
Dificuldades
De acordo com Osvaldo todo esse processo não foi fácil. O aspirante a vereador acabou quebrando a mão em um acidente doméstico, o mundo passava por uma das piores fases da pandemia Coronavírus, seu pai estava fechando a empresa que, por anos, foi o sustento da sua família. “Mas tudo isso só me fortaleceu para buscar a valorização da conquista nas eleições, porque os problemas fazem parte da nossa vida e eu aprendi a me superar. Eu sempre pensei que a luta por uma cidade melhor seria muito mais difícil do que tudo que estava acontecendo na minha vida. Minha confiança em Jesus Cristo e apoio da minha família e amigos me impulsionaram para a vitória”, celebrou.
Assim, o vereador mais jovem da Câmara de Santa Isabel iniciou em 2021 uma trajetória política sendo voz para a juventude da cidade, com o ativismo pela Educação e com propostas concretas. “Faço política por propósito e por missão, é a ferramenta que Deus colocou em minhas mãos para que eu possa deixar um legado de transformação na sociedade”, encerrou.
ALINE MORAES – JORNALISTA PROFISSIONAL – MTB: 64688